• Alô Serviços - Sua busca simplificada

Concerto abre 11ª Bienal do Mercosul no dia do aniversário de Porto Alegre

24/03/2017 Fonte: G1/RS

Um grande concerto na escadaria da Igreja Nossa Senhora das Dores, um dos cartões-postais de Porto Alegre, vai dar início às atividades culturais da 11ª Bienal do Mercosul. O espetáculo ocorre no domingo (26) e integra também as comemorações ao aniversário de 245 anos de Porto Alegre, celebrado na mesma data.

O concerto ao ar livre com a Orquestra de Câmara Theatro São Pedro e convidados terá a regência do maestro Antônio Borges-Cunha. É o pontapé inicial da 11ª edição da mostra de arte contemporânea. As exposições só acontecem a partir de 5 de abril de 2018.

Também participam do espetáculo a Banda Municipal de Porto Alegre, o coro jovem da escola da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), Ìliú Akin e Grupo Ìbejí, com percussão e dança nigeriana, a pianista Olinda Allessandrini, o bandoneon argentino Carlitos Magallanes e o cantor Nei Lisboa.

O repertório irá de Chico Buarque a Pink Floyd, passando por Villa-Lobos e Astor Piazolla. "Vai ser uma grande festa, um espetáculo contemporâneo, como é a proposta da Bienal", diz ao G1 o presidente da Fundação Bienal das Artes Visuais do Mercosul, Gilberto Schwartsmann.

Concerto terá Orquestra de Câmara Theatro São Pedro e convidados (Foto: Carolina Zogbi/Divulgação)Orquestra de Câmara Theatro São Pedro receberá
convidados (Foto: Carolina Zogbi/Divulgação)

Durante o espetáculo, serão projetadas na fachada da igreja pinturas e imagens de artistas que já participaram da Bienal, em uma retrospectiva, mas também uma prévia do que terá na próxima mostra. Um telão será montado na frente da igreja para exibir o concerto.

"É para o pessoal que chegar atrasado poder assistir", comenta Schwartsmann.

A cerimônia de abertura da programação da Bienal ainda terá a bênção ecumênica pelo padre Luis Carlos Almeida. Antes, o altar da capela auxiliar da igreja será entregue oficialmente à comunidade após 49 anos, como um presente a Porto Alegre.

"O altar com entalhes de madeira dourado tinha sido removido em 1968, na transição de uma ordem religiosa para outra. O retábulo ficou guardado todos esses anos no forro da igreja e só foi descoberto no início dos anos 2000, durante a última restauração", conta o padre Luis Carlos Almeida.

Conhecida pela famosa escadaria de 63 degraus e as duas torres de estilo barroco português, com elementos neoclássicos, a Igreja das Dores, situada na Rua dos Andradas, foi o primeiro patrimônio tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan) em Porto Alegre, em 1938.

reforma do altar faz parte de uma restauração que teve início em dezembro do ano passado, e está prevista para ficar pronta até o final deste ano. No entanto, a obra ainda depende de dinheiro para ser concluída. A ideia é construir no local o primeiro museu de arte sacra da capital gaúcha.

Famosa escadaria da Igreja das Dores tem 63 degraus (Foto: Rafaella Fraga/G1)
Famosa escadaria da Igreja das Dores, com 63 degraus, vai sediar o espetáculo (Foto: Rafaella Fraga/G1)

11ª Bienal do Mercosul
"O Triângulo do Atlântico" é o tema da 11ª Bienal do Mercosul. Ele faz referência às origens do povo gaúcho, uma mistura de raças, credos e culturas da Europa, África e da América do Sul, influenciando também na arte contemporânea. O continente africano ganhará destaque.

A programação do evento ainda será divulgada, mas a ideia é fazer um "aquecimento" a partir do concerto na Igreja das Dores. Ao longo dos próximos meses, serão realizadas palestras, discussões, exposições, oficinas e shows. A ideia é integrar temas como educação, política, filosofia, entre outros, às manifestações artísticas.

"Essa Bienal de número 11 vai ser muito diferente do que já se viu, porque o formato vai mudar. Nas edições anteriores, a Bienal era uma mostra artística que acontecia durante dois meses e depois ia embora. Agora, a gente vai iniciar essas atividades mais de um ano antes, e assim o público fico mais familiarizado com as obras", frisa Schwartsmann.

As exposições, que têm curadoria do artista alemão Alfons Hug, serão realizadas entre abril e junho de 2018.

ABERTURA DAS ATIVIDADES CULTURAIS DA 11ª  BIENAL DO MERCOSUL

Quando: Domingo, 26 de março
Onde: Escadaria da Igreja Nossa Senhora das Dores (Rua dos Andradas, 387 - Centro)
Horário: 20h
Quanto: Entrada franca
Em caso de chuva, o espetáculo será realizado dentro da igreja.


Outras Notícias